Antes de esperar o amor dos outros, tenha o próprio

*Por Bibianna Teodori

Aprenda a se querer bem! Basta de sentimento de culpa, autocríticas e todos os venenos que te fazem sofrer.

A chave: procure o seu centro. Desse modo, a insegurança, o estresse e os problemas desaparecem. Você é um ser único e especial e não precisa ser igual a ninguém, pois tem tudo o que é importante para sua felicidade.

Muitas vezes, acreditamos que não merecemos ser amados, valorizados e reconhecidos. Nos sentimos tão falhos, errados e imperfeitos que achamos mesmo que não temos o direito de receber o que a vida traz de bom. Pelo contrário, pensamos que devemos sofrer.

Aprenda a se amar! Em diversos momentos, tentamos abraçar o mundo, sendo que não conseguimos abraçar a nós mesmos. Queremos cuidar dos outros quando não cuidamos nem de quem amamos.

Passamos tanto tempo buscando o amor dos outros, que esquecemos de nós. Quando não recebemos o amor e a atenção de nossos pais na infância, da forma que desejávamos, passamos a vida em busca deste amor e do reconhecimento. Consciente ou inconscientemente, esperamos sempre que alguém reconheça nosso valor e nos aprove pelo que somos e realizamos. Quando isso não acontece, perdemos a autoestima e deixamos de acreditar na nossa capacidade. Isso faz com que busquemos o amor no outro e não em nós e esquecemos a importância do amor próprio. Do mesmo modo que nosso corpo precisa de água e alimento, as emoções também precisam ser alimentadas. Infelizmente, isto é uma coisa que esperamos sempre dos outros, porque não nos sentimos capazes. Se não nutrimos amor próprio, como esperar que alguém o sinta?

Se não nos respeitamos, não podemos esperar respeito por parte dos outros. Quantas vezes você ignorou um sentimento por si? Isto acontece porque aprendemos a desprezar a dor alheia e, consequentemente, a nossa. Olhe para você internamente, deixe o medo de lado e permita-se descobrir muitas qualidades que talvez ninguém reconheça. E olhe com carinho para seus defeitos, aliás, todos os têm. E, se possível, tente mudá-los.

Transforme esta reflexão interna em um momento de crescimento e evolução. Liberte-se das necessidades de aprovação e reconhecimento alheio, apenas você deve fazê-los. Se abrace, respeite, aceite e se ame! De a si todo o amor que espera receber de alguém, pois só assim será amado. Perdoe-se e liberte-se das mágoas e dos ressentimentos do passado que o aprisionam e machucam tanto.

* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Sobre Bibianna Teodori

É Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Possui larga experiência organizacional e trabalhou por mais de 20 anos como executiva de empresas italianas nas áreas de RH, gestão de mudanças, venda & marketing, unindo competências de liderança e transformação pessoal para aumento de desempenho.

Além da formação na Sociedade Brasileira de Coaching, com certificação pela BCI Behavioral Coaching Institute e pelo ICC International Coaching Council, fez Soul Coaching pela Denise Linn. Tem ainda certificações em Assessments Training (Disc – Motivadores – Axiologia – Valores – Psicologia Positiva), Assessment Traninig (Success Tools), Assessment Training (Universidade Quantum) e especializações em coaching de liderança e aplicado a vendas. É também palestrante internacional.

Nenhum comentário ainda.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *