O que faz a diferença na qualidade de vida

Desde pequena sou obcecada por essa pergunta. Por que alguns podem e outros não? Por que alguns conseguem e outros não? Por que alguns têm sucesso e outros não?

Vi meu pai e minha família em apuros, enfrentando dificuldades, enquanto os amigos prosperavam. Sempre ia dormir com a mesma pergunta na cabeça: qual a diferença que faz a diferença? O que minha família tinha de errado? O que meu pai não estava fazendo para mudar a vida de todos nós?

Comecei a ler livros de desenvolvimento pessoal desde cedo procurando respostas. Teria uma fórmula mágica? Continuei crescendo, procurando, me desenvolvendo, chorando, passando dificuldades, mas nada mudava. Precisava saber o que as pessoas de sucesso faziam para ser tão diferentes. Até que, em determinado momento, entendi que a diferença vem da maneira como nos comunicamos conosco e pela forma que tomamos iniciativa, agimos e planejamos nossa vida.

Todos temos problemas. Só quem não está mais nesta vida não os tem. O que leva uma pessoa a ter sucesso não são as coisas que acontecem em sua vida, mas sim, como ela percebe e reage a estes acontecimentos.

“As coisas não mudam, nós é que mudamos.” (Henry Thoreau)

As pessoas conseguem resultados porque fazem coisas específicas para que eles aconteçam. Entendi que, se estudasse a vida de pessoas que me inspiravam, poderia alcançar as mesmas realizações. Se eu plantasse, colheria. Sempre fui gordinha, então passei a me espelhar em pessoas magras. Estudei o que comiam, o que pensavam, suas crenças e, assim, poderia atingir o corpo que tanto desejava. Neste processo, ficou claro que a diferença entre quem consegue e quem falha não é pelo que se tem, mas pelo que se escolhe.

Penso que as pessoas que conseguem ter sucesso na vida têm três características bem claras:

1- Entusiasmo e paixão

Estas pessoas encontraram um motivo em suas vidas que as levou a crescer, enfrentar dificuldades e conseguir superá-las. Enxergaram um estímulo para buscar o sucesso e descobriram seus verdadeiros potenciais. Mais que paixão, diria que é uma missão.

2- Crenças fortalecedoras

Podemos contribuir para a criação de cada condição de vida, seja boa ou ruim, depende do modo de pensar. Os pensamentos criam sentimentos. As pessoas bem-sucedidas têm crenças fortalecedoras e elas se amam. O amor próprio torna as coisas mais fáceis e produtivas e aprofunda a autoestima. Gostando de tudo o que se refira a nós e modificando as crenças que nos limitam, podemos alcançar o que desejamos.

Nossas crenças e pensamentos determinam o que seremos. Se acreditamos que somos merecedores de amor, teremos o amor de nossa vida. Se acreditamos que somos capazes de realizar grandes coisas, conseguiremos realizá-las. O que acreditamos ser possível, torna-se possível. As crenças proporcionam significado e direção e nos ajudam a liberar recursos internos para atingirmos nossos objetivos. Conhecer nossos pontos fortes e usá-los de forma consciente é o único caminho para a excelência.

Paixão e crença ajudam a conseguir estímulo, mas sozinhos não são suficientes. Precisamos de algum “ingrediente” a mais.

3- Estratégia

Um meio para organizar os recursos e encontrar o caminho certo é a estratégia. Isso tem a ver com descobrir qual é o sentido da vida, quais são os objetivos prioritários.

O objetivo deve:

- te entusiasmar;
- te apavorar;
- te motivar;
- ser formulado positivamente;
- ser mensurável;
- ter um prazo;
- estar sob controle.

Outro ponto importante da estratégia é a visualização. Olhar para a vida como se já tivesse realizado todos os objetivos. Para isso, é importante traçar um plano, focar nos fatores que levam ao sucesso e mudar de direção se algo não funcionar e não se sentir derrotado por isso.

Acredito muito na força do pensamento, portanto, é o primeiro passo que faz a diferença em nossas realizações. Com positividade, encontramos o entusiamo que precisamos para planejar e alcançar nossos objetivos.

* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Sobre Bibianna Teodori

É Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Possui larga experiência organizacional e trabalhou por mais de 20 anos como executiva de empresas italianas nas áreas de RH, gestão de mudanças, venda & marketing, unindo competências de liderança e transformação pessoal para aumento de desempenho.

Além da formação na Sociedade Brasileira de Coaching, com certificação pela BCI Behavioral Coaching Institute e pelo ICC International Coaching Council, fez Soul Coaching pela Denise Linn. Tem ainda certificações em Assessments Training (Disc – Motivadores – Axiologia – Valores – Psicologia Positiva), Assessment Traninig (Success Tools), Assessment Training (Universidade Quantum) e especializações em coaching de liderança e aplicado a vendas. É também palestrante internacional.

Nenhum comentário ainda.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *