Os três pilares das pessoas bem-sucedidas

Nos últimos anos tenho estudado muito sobre crescimento e realização pessoal. Desde minha infância observava as dificuldades que minha família enfrentava e cresci determinada a não passar por aquilo novamente. Eu queria ser como as pessoas bem-sucedidas e, por isso, comecei a focar em exemplos para alcançar meus objetivos.

Reparei que as pessoas às quais passei a me espelhar têm características importantes em comum, como valores esclarecidos, bom relacionamento e comunicação clara. Ou seja, elas são guiadas por seus princípios, pelas coisas que acreditam serem certas e erradas.

Com opiniões bem construídas, elas se relacionam com diversos grupos de pessoas que, muitas vezes, podem contar para ajudá-las na realização de algum projeto ou desenvolvimento de ideias. E, além de se comunicarem muito bem com estes amigos, sabem lidar com os desafios que a vida impõe.

Por serem três características tão importantes, considero-as como pilares da personalidade das pessoas realizadas:

1- Valores claros

Valores são preceitos de vida. Podem ser designados como tudo aquilo que acreditamos ser importante. Eles norteiam nosso modo de viver e de caminhar. Desta forma, exercem grande influência na forma como criamos nossos caminhos para alcançar os objetivos traçados. São sistemas específicos de crença sobre o que pensamos ser certo e errado, julgamentos que fazemos sobre o que torna a vida digna. Muitas pessoas ainda não sabem o que é importante para elas.

Cada vez que desejamos uma mudança, a primeira coisa que fazemos é medir nossos valores. Quando me perguntam o que de fato mudou minha vida há dez anos, respondo que o fator essencial foi exigir mais de mim. Escrevi tudo o que não aceito mais, tudo o que não tolero.

2- Capacidade de se relacionar

A maioria das pessoas de sucesso tem em comum uma extraordinária capacidade de se unir a outras. Desenvolvem uma relação harmônica com diferentes crenças. De fato, existem gênios que inventam coisas que mudam o mundo. Mas, se esses gênios passam todo o tempo só, no meio da multidão falharam em muitos aspectos. É importante se relacionar e aprender a controlar os sentimentos.

3- Comunicação assertiva

O modo como nos comunicamos com os outros e conosco é o que determina a qualidade de nossas vidas. As pessoas que se realizam são aquelas que aprenderam a aceitar qualquer desafio e a encará-los de uma forma que as fizeram mudar com sucesso. Já as pessoas que falharam receberam as adversidades como limitações.

Comece a prestar atenção no que diz. Se estiver usando palavras negativas ou limitadoras, modifique-as. Aqueles que orientam nossas vidas e cultura são também mestres na comunicação. O domínio desta habilidade é o que faz um grande pai, artista, político ou professor.

Cada um decide o que é certo ou errado, com quem se relaciona e com quais palavras utiliza com as pessoas. É certo que é uma escolha pessoal, mas elas contribuem para nosso crescimento e abertura ou não dos caminhos que desejamos. Quando passei a prestar mais atenção neste processo, observei a força minhas palavras e pensamentos.

* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Sobre Bibianna Teodori

É Executive e Master Coach, idealizadora e fundadora da Positive Transformation Coaching. Autora do livro “Coaching para pais e mães – Saiba como fazer a diferença no desenvolvimento de seus filhos” e coautora de “Coaching na Prática – Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”.

Possui larga experiência organizacional e trabalhou por mais de 20 anos como executiva de empresas italianas nas áreas de RH, gestão de mudanças, venda & marketing, unindo competências de liderança e transformação pessoal para aumento de desempenho.

Além da formação na Sociedade Brasileira de Coaching, com certificação pela BCI Behavioral Coaching Institute e pelo ICC International Coaching Council, fez Soul Coaching pela Denise Linn. Tem ainda certificações em Assessments Training (Disc – Motivadores – Axiologia – Valores – Psicologia Positiva), Assessment Traninig (Success Tools), Assessment Training (Universidade Quantum) e especializações em coaching de liderança e aplicado a vendas. É também palestrante internacional.

Nenhum comentário ainda.

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *